|
![]() | Hoje | 201 |
![]() | Ontem | 163 |
![]() | Semana | 364 |
![]() | Mês | 4032 |
![]() | Total | 824923 |
120 Anos: Capuchinhos recebem homenagem da Assembleia Legislativa
Destaques |
Os deputados Gilmar Sossella (PDT) e Sérgio Turra (PP) prestaram homenagem, nesta quarta-feira (30), aos 120 anos da presença dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul durante Grande Expediente Especial no Plenário da Assembleia Legislativa. A solenidade contou com a presença do Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, frei Cleonir Dalbosco e do Pároco da Igreja Santo Antônio do Partenon, Frei Luiz Turra, acompanhados de membros da Ordem e convidados.
Sossela destacou a presença fraterna dos capuchinhos. “Em nossa memória, segue viva a lembrança dos calendários antonianos distribuídos pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que meus pais mantinham expostos em casa com muito louvor. Também recordo dos programas produzidos pelos freis que sempre ouvíamos em família, transmitidos pela rádio Fátima, de Vacaria, e pela rádio Alvorada, de Marau", completou.
Sossella também destacou o lema escolhido pela fraternidade para comemorar a presença dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul: “120 Anos: Gratidão, Paixão e Esperança”. “Três sentimentos que refletem a importância da história desses irmãos que construíram uma trajetória de graças e responsabilidades que o tempo não destrói”, destacou Sossella.
De acordo com Turra, a presença dos Capuchinhos mudou a realidade do Estado. Além de uma missão espiritual transformadora, ele acredita que a Ordem teve um papel social e econômico muito importante. “Em Marau, cidade onde nasci, eles foram protagonistas de avanços importantes da história. Estimularam e participaram ativamente de nossa emancipação”, lembrou Turra. Atualmente, a ação dos capuchinhos abrange missões populares, ações sociais (com mais de 20 projetos), pastoral paroquial e hospitalar, animação vocacional e escolas formativas, escola superior de teologia, museu, meios de comunicação (jornais, rádios em redes, sites e plataformas mobile), gráficas, centro de eventos e pousadas voltadas ao turismo e saúde. "Essas atividades são a marca da alegria franciscana, da simplicidade e disponibilidade para atender as carências da sociedade, testemunhando o carisma do fundador Francisco de Assis".
A Missão no RS foi elevada à categoria de Província em 1942. Assim, a Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo. Conta atualmente com 246 membros, sendo 180 freis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; 45 na Custódia Provincial Brasil Oeste - Mato Grosso e Rondônia e 21 na Delegação Provincial do Haiti.
Deputaados e freis presentes
Entrega oficial da placa de homenagem