Teólogos recomendam atitudes para fortalecer a vida em comunidade

Apas2

"Quem está iniciando na vida cristã tem de começar a mudar a vida. Há iniciação quando há conversão, caso contrário só há instrução e esta não transforma a vida". A frase é do Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, na terceira noite da Semana Teológica da Paróquia Santo Antônio do Partenon. Ele destacou em sua palestra a importância dos símbolos para a fé cristã e os ritos como expressão do significado desses símbolos.

Dom Leomar acentuou que para quem está na Igreja precisa conhecer os ritos e os símbolos da fé. "O símbolo fala mais que a palavra. uma iniciação cristã que não trabalha com símbolos não toca a emoção de crianças e adolescentes e não os deixa preparados par assumir os valores e a vivência cristã.

Para um público atento, o teólogo Luiz Carlos Suzin, afirmou Deus não criou nada sem uma missão. todos tem uma missão. É isso que embeleza a comunidade, porque cada pessoa tem capacidade para fazer algo diferente na sociedade. Ele acentuou a importância do reconhecimento dos carismas pessoais, que são qualidades pessoais a serviço da comunidade. Conforme Suzin, existem quadro grandes carismas: do anúncio, da coordenação, da celebração e da diaconia. "A riqueza da comunidade está na complementariedade que existe entre os carismas".

Apas3

Frei Suzin destaca a importância os carismas