Semana Teológica aborda temas controversos da atualidade

Ajorn

Teóloga aborda presença marcante de Maria na Sagrada Escritura

"A imagem marcante de Maria nos Evangelhos é de mãe e discípula". Com essa afirmação, a teóloga Rita de Cássia Ló iniciou sua palestra sobre Maria na Bíblia, na segunda noite da Semana Teológica. Segundo ela, é necessário fazer uma releitura de como a Sagrada Escritura revela a figura de Maria. "No Evangelho de São Lucas, Maria aparece como alguém que escuta, medita e age como uma anunciadora da Boa Nova de Jesus. Ela evangeliza com o seguimento da mensagem divina",

Em outra palestra da noite, a abordagem problematizou o tema da família no atual contexto da história da humanidade. O Frei Vanildo Zugno afirmou que muitas vezes o casamento foi apresentado, pela própria Igreja como uma prisão e não como um espaço de liberdade. No entanto, houve uma progressão nesta abordagem. "Hoje, a Igreja não deixa e valorizar os elementos importantes do matrimônio mesmo naqueles casamentos que ainda não chegaram a maturidade, porque o matrimônio não é um momento, mas um processo".

Para o teólogo, o acompanhamento familiar para a Igreja deve ser um atarefa constante. "A Igreja deve acompanhar seu filhos mais frágeis, dando-lhes confiança e esperança. "No matrimônio, o trabalho da Igreja deve ser semelhante a um hospital de campanha. Por isso, sua atitude deve ser sempre pastoral, para entender e atende às necessidades familiares".

Ajorn1

Frei Vanildo discorreu sobre atitude da Igreja no matrimônio